segunda-feira, 13 de junho de 2011

Início do século XXI

   No início do século XXI a moda parece marcada por dois conceitos: "nada se cria, tudo se copia" e "a moda vai e vem".
Dentro do modelo estético adoptado, vêm crescendo à reciclagem de materiais, procurando o desenvolvimento sustentável, também no campo da moda.
   Para não dizer que não há novidades, existem ainda vários movimentos dos jovens, como o underground ( expressão usada para designar um ambiente cultural que foge dos padrões comerciais, dos modismos e que está fora da média.) e a cultura hip hop, mas sempre ligados ao universo das festas. Neste contexto, acentuou-se muito a difusão das tatuagens e do piercings.





   A moda é passageira e desperta o desejo de consumo. Para saber como usar o melhor da moda a seu favor é preciso saber o seu estilo. Conforme a consultora de moda e imagem Milla Mathias “o estilo reflete a personalidade de alguém e o torna único”. Segundo ela, a moda é uma das formas de comunicação que as pessoas têm com o mundo e poder identificar seu estilo faz com que a mensagem que tem a passar seja facilmente interpretada. A pessoa que tem estilo não se torna uma vítima das revistas ou desfiles, mas sabe selecionar da moda o que se encaixa no seu.

    Ao todo, existem sete tipos de estilo diferentes e toda a pessoa é formada por um, dois ou, no máximo, três estilos diferentes. São eles:


DESPORTIVO OU NATURAL

É o mais comum. Sua mensagem: é, estou confortável! A pessoa que tem este estilo predominante tem dificuldade de se vestir de forma mais arrumada. Sua mensagem é amigável, alegre, jovem, informal e despretensiosa. Seu vestuário é de fácil coordenação e não dá trabalho.







TRADICIONAL OU CLÁSSICO  

Mantém uma mensagem conservadora, de autoridade e respeito. Esse perfil vê a função dos detalhes da roupa; , se tem botão, aperta  todos; existe uma relação entre roupa e necessidade. Seu design é clássico, objetivo e simples, com linhas retas e sob medida; suas peças são estruturadas e funcionais. Não se interessa por detalhes decorativos e acredita no custo-benefício de uma peça.

ELEGANTE

Tem a imagem de pessoa bem sucedida, segura, refinada, com status; preocupa-se com o glamour do que veste. É mais atualizado que o tradicional. Quer roupas com um design com forma e clássico, impecável. Gosta de roupas coordenadas ou conjuntos completos; bem talhadas, de qualidade. Combina de duas a três cores e opta pelo escuro.



ROMÂNTICO

O romantismo está implícito em tudo o que veste; as mulheres se mostram muito femininas, românticas, doces, gentis, graciosas e gostam de leveza e suavidade na cor e no tecido.
Este estilo é baseado na década de  30 e 40, com toda a sua feminilidade. Fofo, suave, delicado e encantador o romantico girlie


SEXY

É a pessoa extravagante; quer ser o centro das atenções; quer sentir que deixa rastro por onde passa. Sua linguagem corporal é chamativa, transmitindo sensualidade. Sua mensagem é cara: sexy, poderosa e desejável; cultua o corpo e valoriza muito as formas trabalhadas. A roupa é um palco para suas curvas naturais. Usa uma ou duas cores, de preferência com uma quebra visual na cintura; gosta tanto das cores claras quanto das escuras; usa muito o azul jeans. E tem fixação por saltos altos.




CRIATIVO

Essas pessoas se divertem com o que vestem; são dinâmicas, alegres, interessantes e animadas. Querem mostrar que são diferentes. O look delas é original e independente, transmitindo liberdade com o que veste; é a expressão do artista, cria por meio do que usa e faz combinações inusitadas. São temáticos. Não há limite de cores para a pessoa de estilo criativo; pode ser uma, duas ou infinitas.


MODERNO

Esse estilo transmite a idéia de uma pessoa sofisticada, poderosa, distante, segura, urbana. Gosta de design interessante, poucos detalhes, pouco contraste de cores e desenhos geométricos. Usa uma ou duas cores, no máximo; ama looks monocromáticos, ressaltados por um acessórios contrastante, como terno preto e gravata violeta. Suas cores são intensas, vivas e fortes.

8 comentários:

  1. Boa dica usei para o meu trabalho👏👏Parabens quem escreveu

    ResponderExcluir
  2. E quem é que tem dinheiro para comprar essas roupas?

    ResponderExcluir
  3. Muito útil e informativo, obrigado!

    ResponderExcluir
  4. adorei! realmente muito sobre a nossa sociedade, como a nossa moda evoluiu e que incrivelmente conseguimos nos libertar dos padrões até então obrigatórios! e existem muitos mais estilos que podem ser criados.

    ResponderExcluir